Blog

6 tendências de futuro e oportunidades para a Advocacia

As principais transformações que já estão influenciando os Advogados hoje

Quem tem hoje uma conta digital em um Super App como Advocart está conectado com as tendências de futuro e as consequências da transformação digital. Primeiramente, vamos entender como essas tendências de futuro se refletem em mudanças no setor advocatício. Separamos seis tendências que já são realidade em muitos Escritórios de Advocacia.

Primeiramente, as novas tecnologias já estão sendo integradas à rotina dos Advogados, inclusive na segurança das informações: a cibersegurança (segurança de computadores) assegura a integridade das informações. A tecnologia permite que os sistemas sejam protegidos contra roubo ou danos ao hardware, software ou dados eletrônicos. Junto a isso surge uma nova área no Direito, com o objetivo de garantir a segurança e preservação dos direitos de cibersegurança.

Criptomoedas e novas demandas:

Antes de mais nada, considere entender o conceito das Criptomoedas como uma tendências de futuro. Chamadas também de moedas digitais, a Criptomoeda pode ser considerada como um ativo digital. Utiliza a tecnologia blockchain e da criptografia para garantir a segurança e a validade das transações comerciais. Uma realidade crescente que precisa ser estudada e acompanhada pelos Advogados, principalmente àqueles que buscam uma área de especialização nova e promissora. Veja o webinar Mercado de Blockchain publicado em JusBrasil em 26 de jul. de 2018

Por exemplo, agora em 2021, o blockchain mostra que as criptomoedas vem ganhando espaço no mercado jurídico, principalmente por conta da segurança nas transações. Graças ao sistema, o Advogado elimina uma série de burocracias e conta com autenticidade nas operações que participa. Leia “Blockchain no mercado jurídico: tudo o que você precisa saber”.

Orientar e garantir a aplicação das exigências legais:

Do mesmo modo, o Compliance é uma tendências de futuro e o termo está conquistando espaço. O papel do Advogado nesta área e de certificar a conformidade com os regulamentos legais internos e externos e assegurar o cumprimento de normas, garantindo a integridade nas organizações.

Desenvolvimento tecnológico e a necessidade de novas Leis:

Ao mesmo tempo, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) regula as atividades de tratamento de dados pessoais e garante a segurança nos ambientes virtuais, com a finalidade de proteger e preservar a privacidade dos usuários. Mais do que tendências de futuro, está sendo aplicada.

Mudanças constantes na Legislação Tributária precisam ser acompanhadas:

Atualmente, o papel do profissional é assegurar que a legislação será aplicada de forma correta nos processos de apuração de impostos e pagamento de tributos. Além disso, o Direito Tributário é uma das áreas que mais cresce no país, devido a grande demanda. Atualmente, as empresas brasileiras consomem 1.501 horas por ano para cumprir as regras do Fisco que são, em média, 52 normas editadas por dia útil.

Oportunidade para advogados em negócios imobiliários:

Os profissionais jurídicos são fundamentais para orientar as relações dos direitos decorrentes da propriedade de bens e imóveis. Assim como o tributário, o Direito Imobiliário está em ascensão e ganhará cada vez mais importância. No último ano, segundo a CBIC, o número de vendas de imóveis subiu 16% e as empresas do setor contabilizaram em caixa cerca de R$4,4 bilhões por meio da capitalização via oferta de ações da Bolsa de Valores.

Faculdades de Direito e as novas necessidades do mercado:

Enquanto que as tendências de futuro e as transformações destacam novas áreas de atuação, o mercado exige especialistas para resolverem os novos processos, principalmente aqueles que envolvem as tendências para o setor. As novas faculdades de Direito já estão atentas para o futuro e as oportunidades para os Estudantes de Direito.
Desde os estudantes que estão cursando até os que já entraram no mercado de trabalho, os profissionais precisam estar atualizados sobre as mudanças decorrentes da introdução de novas tecnologias. Nesse sentido, nada como estar matriculado e poder contar com a exclusividade de uma conta digital em um Super App de Advocacia antes mesmo de estar devidamente graduado. É o caso da conta digital de Advocart que também está disponível para Estudantes de Direito.

Assim, a amplitude de conhecimento na área digital será um diferencial para a carreira dos Advogados. As faculdades precisam atualizar seus conteúdos e a forma de ensinar para proporcionar uma adequação do pessoal mais jovem aos desafios atuais da carreira. 

Veja algumas áreas promissoras para o futuro no jurídico
Simplificando o novo jeito de praticar o Direito

A tecnologia é uma parceira fundamental para o advogado ágil. Por essa razão, utilizar um software jurídico é essencial. Por exemplo, o Split de Honorário s de Advocart.

Dessa forma, assim como nas áreas de especialização, a tecnologia como tendência de futuro também contribui para a prática jurídica dentro dos escritórios. Agilidade, segurança e eficiência são essenciais nesta nova era do Direito.

Assim, a inovação chega como oportunidade para Escritórios de Advocacia e profissionais do Direito que podem agora utilizar o sistema Advocart para conciliar parcerias e dividir as recompensas ou honorários jurídicos através da utilização do Split de Honorários. Basta uma conta digital e um cadastro das partes interessadas.

Portanto, o nosso mercado jurídico precisa de profissionais dedicados em resolver os processos, estar próximos de seus clientes, estreitar relacionamentos e serem mais estratégicos em seus argumentos e decisões.

Ou seja, na corrente das tendências de futuro nada mais inovador e providencial que a introdução de soluções tecnológicas como Advocart, um Super App exclusivo para Estudantes e Bacharéis de Direito, Advogados e Escritórios de Advocacia. 

Matéria escrita tomando como base artigo gerado pela  THOMSON REUTERS, em Julho de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Precisa de ajuda?