O aumento da disponibilidade de profissionais na área é um desafio para a Advocacia.
À priori, o futuro dos investimentos no setor advocatício está diretamente ligado ao crescimento populacional. Consequentemente, o aumento no número de profissionais da categoria também. A tendência é apontada pelo crescente do número de Advogados no País que ingressa no mercado a cada ano.
Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a cifra saltou de 1 milhão em 2016 para os atuais 1.237.932. Em outras palavras, há um advogado para cada 170 habitantes, uma vez que o IBGE projeta que a população brasileira já ultrapassou os 210 milhões.
Ao mesmo tempo, o crescente número de Advogados também pode significar tanto uma oportunidade para o Direito, quanto para o futuro da sociedade.
Gestão de pequenos e médios escritórios
De acordo com esse cenário, o mercado profissional de Advocacia no Brasil exige dos Escritórios de Advocacia uma gestão profissional e estratégica. Um dos pontos de partida é acertar na adoção de práticas de gestão de pessoas capaz de valorizar e manter talentos.
Tecnologia de pagamento
Ao mesmo tempo, a utilização de tecnologia e de softwares especializados como o Advocart Pay, para gestão de pagamentos deverá agilizar o cotidiano de Advogados e Escritórios de Advocacia, substituindo processos atuais lentos e burocráticos.
Além disso, essas novas tecnologias que são uma tendência de futuro chegaram para ficar. Por exemplo, o estabelecimento das parcerias de Advogados entre si ou com Escritórios de Advocacia ganha uma dinâmica muito mais interessante, com a introdução do Split de Honorários. Nesse sentido, o portador da conta Advocart inova na relação societária e na divisão dos pagamentos com o uso de automações inteligentes. Ou seja, quando o cliente paga, o Split de Honorários Advocart trabalha e automaticamente simplifica a vida dos parceiros.
As tendências e desafios para os departamentos jurídicos
Enfim, todos esses temas certamente trarão um novo cenário de desafios e oportunidades. Por exemplo, a Lei Geral de Proteção de Dados e a definição de regras para companhias que lidam com informações pessoais.
Outro ponto é a desjudicialização dos tribunais brasileiros. Com a introdução das ferramentas de disputa alternativas e online, conhecidas como Online Dispute Resolution (ODR).
Para os clientes do Super App Advocart, importante mesmo é estar atento aos novos cenários, utilizar a tecnologia em favor do Direito e para facilitar o dia-a-dia de Estudantes e Bacharéis de Direito, Advogados e dos Escritórios de Advocacia.
Seja Exclusivo. Seja Advocart
Matéria escrita com base no artigo publicado em ROTA JURÍDICA